domingo, 31 de maio de 2009

INTRODUÇÃO


O Brasil, país tropical de grande extensão territorial, apresenta uma geografia marcada por grande diversidade. A interação e a interdependência entre os diversos elementos da paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia, solo, fauna, etc.) explicam a existência dos chamados domínios geoecológicos, que podem ser entendidos como uma combinação ou síntese dos diversos elementos da natureza, individualizando uma determinada porção do território.
Dessa maneira, podemos reconhecer, no Brasil, a existência de seis grandes paisagens naturais: Domínio Amazônico, Domínio das Caatingas, Domínio dos
Cerrados, Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias.
Entre os seis grandes domínios acima relacionados, inserem-se inúmeras faixas de transição, que apresentam elementos típicos de dois ou mais deles (Pantanal, Agreste, Cocais, etc.).
Dos elementos naturais, os que mais influenciam na formação de uma paisagem natural são o clima e o relevo; eles interferem e condicionam os demais elementos, embora sejam também por eles influenciados. A cobertura vegetal, que mais marca o aspecto visual de cada paisagem, é o elemento natural mais frágil e dependente dos demais (síntese da paisagem).

17 comentários:

  1. muito obrigada me ajudou no meu trabalho beijocas com confetis ^^

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk orivel este site

    ResponderExcluir
  3. não tem nada que eu quero por isso eu tirei 1 na prova pois este site não tem nada que quero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô imbecil, isso é uma introdução a para um trabalho, que ficou muito boa, inclusive, se você usou isso pra estudar para uma prova, parabéns, és um completo idiota!

      Excluir
  4. Obrigada! me ajudou muito *-* Otimo site!

    ResponderExcluir
  5. Ótima Introdução para meu trabalho de Geografia! Agora basta eu iniciar o trabalho. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  6. me ajudou muito no meu trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  7. Ajudou muito,obrigada mesmo; _;bye e beijinho doce:3

    ResponderExcluir